A churrasqueira fora acesa bem cedo, no meio da manhã, e a banda, liderada pelo saudoso Seu Carlos, embalava aquela tarde com sua música gauchesca. Barril de chope, carne abundante, aquela alegre zoeira de vozes que ecoam de uma festa animada, a correria das crianças que subiam na casinha da árvore e, pelo escorredor, desciam, jogavam futebol e, subversivamente, atiravam-se na piscina sob a ilusão do calor da ensolarada tarde primaveril, ignorando o ventinho traiçoeiro que logo viria e antecederia não só o crepúsculo, mas aquele resfriado que chegaria junto com a segunda-feira.
Era a primeira celebração dos aniversariantes de outubro daquela casa para onde nos mudáramos no início do ano, e nossos parentes mais próximos e melhores amigos estavam lá, entre risadas, música, comilança, cerveja, refrigerantes, bolo e docinhos.
Então, eis que, de repente, surgem, descendo a rampa que levava à garagem e “salão de festas” do nosso lar, meu avô Roberto e minha avó Nina. Surpresa! Uma grande surpresa!
Meu pai e minha mãe correram para abraçá-los, e eu e o Henrique, também! Foi uma choradeira, mas uma choradeira boa, vertida daquela alegria incontida! E, assim, com a bênção dessa visita surpresa, a festa prosseguiu, cantou-se o “parabéns”, a chopeira quebrou para nunca mais ser consertada e, encerrada a celebração, veio a ressaca do domingo, a segunda-feira, o retorno à rotina e a vida seguiu adiante.
Isso foi há 29 anos e, enquanto eu celebrava meu 11º aniversário e meu irmão, o seu 9º, meu pai comemorava a sua quadragésima primavera!
E aqui estou eu, no dia 21 de outubro de 2025, ao lado dos maiores presentes que eu poderia ter recebido na vida, minhas filhas e esposa. Sinto-me feliz, abençoado e vigoroso, mas velho. Um velho encarado pelas velas que revelam sua idade. Meu sopro apaga suas chamas, mas não a vívida e feliz memória do dia de quando o meu pai completou a idade alcançada por mim no dia de hoje.

Meu amor,tu és fantástico, não só com as palavras mas como ser humano. Tenho muito orgulho do marido, pai e homem que és.
ResponderExcluirTe amo.