http://celebridades.uol.com.br/noticias/redacao/2012/03/01/ter-um-bebe-nao-ira-me-trazer-felicidade-declara-jennifer-aniston.htm
Faço menção à notícia acima para escrever um pouco sobre o que ela representa.
Pergunto aos eventuais leitores quem, em sã consciência, teria um filho para ser feliz? Aposto que, num primeiro momento, todos responderiam que "sim, é lógico", salvo aqueles que se assustariam com o "sã consciência", o qual antecipa a opinião do questionador. Pois bem, a resposta correta, com base na sanidade destacada, é: ninguém.
Como assim? Simples. Apostar que uma criança trará felicidade é muita ingenuidade, afinal, a possibilidade de vir o contrário é muito maior: preocupações, ansiedade, decepções, saudade, tristeza. Sim, tudo isso está embutido no pacote. Claro que, na mesma proporção, podem vir a satisfação, o orgulho, o amor, a alegria. O fato é que nós não somos programados para termos filhos para nos satisfazermos, mas sim para cumprirmos uma função biológica, animal (a reprodução, perpetuação da espécie).
No entanto, há mais. Temos filhos para compartilhar o nosso amor, no caso, um amor que é, ao mesmo tempo, doação e necessidade (como explica C. S. Lewis na sua obra "Os quatro amores"). Sendo nós imagem e semelhança de Deus, que é amor puramente caridoso e cuja natureza é relacional, espelhando-nos nele concluímos que devemos ter filhos para amá-los. E se eles vêm contra a nossa vontade, então vieram para serem amados, independentemente de onde a cegonha os deixar ou do estado em que nos encontremos.
Ninguém pode pensar em ter filhos para ser simplesmente feliz, mas para propagar o amor e tudo o que dele verte. Se a nossa felicidade e alegria individual vêm juntas no pacote, como consequência desse amor, melhor. Mas o amor deve estar no centro, sempre espelhado naquele que o velhinho lá de cima tem com o seu Filho e o Espírito Santo, bem como conosco.
Meu amor, mais uma vez usaste de sabedoria e do amor que te recebido de Deus para escrever essas palavras tão bonitas e que nos fazem pensar no verdadeiro sentido de se ter filhos.
ResponderExcluirCom certeza teremos os nossos e daremos todo o nosso amor para eles.
Te amo muito,beijo.