Pular para o conteúdo principal

É NATAL E SEMPRE SERÁ

É noite de natal. Um momento em que familiares e amigos se reúnem, trocam presentes e deixam fluir o espírito fraternal que tal data nos traz. A base para toda essa celebração é muito mais profunda e superficialmente conhecida pela maioria.  O natal é muito mais, e o que é melhor e mais importante: sempre será.

Um amigo meu desejou, via facebook, um "feliz natal" a todos os seus amigos, dizendo, entre outras palavras, que torce para o dia em que não mais haverá o seu "teor religioso". Em primeiro lugar, o natal não tem teor religioso, mas é religioso. Na verdade, eu detesto a palavra "religião" e seus derivados, pois ela nos remete à ideia de "fé institucionalizada". É muito melhor ser chamado de crente do que de religioso. De qualquer forma, o que quero dizer é que o natal é uma data de fé, de esperança, de celebração, e todo o fraternalismo dela derivada vem do exemplo do protagonista do dia, o aniversariante mais importante (em segundo lugar vem a minha mãe, uma "filha do natal...rs...): Jesus Cristo, nosso Salvador.

Não podemos e não é certo impedir um não-cristão de celebrar o natal à sua maneira. Cada um deve comemorar e utilizar a data como lhe convém, mas nada mudará o fato de sua origem. Nela não há "teor religioso", mas sua razão de existir é a fé. Sem fé, o natal é banal, é apenas uma desculpa para reunir as pessoas queridas, viajar, presentear e, de repente, ser altruísta uma vez no ano. No entanto, quando baseada na fé despertada por Jesus, sua reflexão é muito mais profunda, verdadeira e perene.

Assim, jamais chegará o tempo em que o natal não mais será lembrado pelo que ele é, afinal, sua origem é o nascimento de Cristo e a fé Nele, e a data nos traz reflexões fraternais justamente em função disso, ainda que indiretamente, no caso dos que não creem. Além disso, o mundo jamais será tomado pela ausência de fé, ainda que as circunstâncias indiquem o contrário. E isso é uma certeza impressa na minha alma pelo Espírito Santo e apoiada nas promessas já cumpridas e a cumprir do Pai e do Filho.

Por fim, desejo a todos os leitores do blog (e não-leitores também, é claro) uma feliz noite de natal recheada de bênçãos, e que o Espírito Santo toque-lhes o coração a respeito do seu significado decorrente do nascimento de Jesus Cristo: cumprimento de promessa, esperança, perdão, paz e, acima de tudo, fé e amor.

Comentários

  1. Obrigada pelas palavras!Todos deveriam ler e pensar mais a respeito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Natal é brindar a Fé com Amor puro, e assim sempre será, independente da crença...graças ä Deus!
      Parabéns, querido blogueiro. Dinda

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

CASAMENTO É UMA MARATONA

  Ontem o dia foi corrido e realmente não deu para fazer a reflexão a partir de um #tbt. Porém, por que não um #fbf (Flashback Friday)? A vida já é dura demais para condicionarmos lembranças a dias específicos da semana! Pois na quarta-feira escrevi sobre símbolos e me inspirei na linda celebração de casamento que fiz na @loja_loveit, entre a @adrianasviegas e o @tales.viegas e, claro, a lembrança da semana, precisava ser a deles.   Pra quem não sabe, os dois se conheceram e, mais tarde, iniciaram seu namoro a partir de maratonas, e esse esporte muito tem a ensinar quando se fala em relacionamentos e, claro, matrimônio.   Em uma maratona, em meio a confusão da largada, a única certeza é a incerteza acerca do que virá nos primeiros metros ou nos quilômetros finais da prova. Logo nos primeiros passos, é possível que tropecemos em algum atleta que venha a tombar, podemos ficar ansiosos ante a dificuldade em avançar rapidamente, e é difícil prever precisamente qual será o...

Dica de Tiras - High School Comics

Essa tira foi desenhad a por um amigo meu, Rodrigo Chaves, o qual realizou tal trabalho em parceria com outro artista, Cláudio Patto. Acho simplesmente excelente essa série de tiras chamada "High Shool Comics", que trata do cotidiano da vida escolar, sempre com bom humor. Mereceria aparecer todos os dias nos jornais, sem dúvida. Se a visualização não ficou boa, cliquem na imagem. Querem ver mais? Então acessem: http://contratemposmodernos.blogspot.com .

POR QUE A FANTASIA?

  Amanhã é natal, e duas imagens me vêm à cabeça: a do presépio e a do Papai Noel. Claro que a primeira é muito mais importante do que a segunda, mas a nossa cultura está aí e é inevitável pensarmos no barbudinho de vermelho. Quando alimentamos o símbolo do Papai Noel, alimentamos a fantasia, e não se trata de uma fantasia qualquer. As crianças crescem ouvindo sobre ele, o trenó, os duendes, o Polo Norte, a descida pela chaminé e tudo o mais, até que, um dia, vem a aguardada pergunta, o rompimento de uma fronteira do seu amadurecimento, e nada nos resta a não ser dizer a verdade. Lembro-me de quando fiz a pergunta e da tristeza ao ouvir a resposta, recordo-me da reação ainda mais decepcionada e revoltada do meu irmão, e temo por isso quando chegar o momento da revelação para as minhas filhas. Então, por que alimentamos essa fantasia? Tolkien entendia de fantasia. Sem fazer uso de alegorias como as do seu amigo C. S. Lewis, ele queria desenvolvê-la como uma ilustração da Verdade ...