Pular para o conteúdo principal

"QUEM COM FERRO FERE..."

 


Encerrei minha última crônica perguntando o que fazer com David Coimbra e Kelly Matos após o infeliz episódio ocorrido durante a transmissão do programa Timeline, veiculado pela Rádio Gaúcha, emissora do grupo RBS, em que celebraram ironicamente a criminalidade em Criciúma (SC). Muitos querem sua demissão. Seria esse o caminho correto?

Robespierre foi o principal líder da fase do Terror da Revolução Francesa, aquele que mais se regozijava em mandar seus adversários para a guilhotina. Em nome da liberdade, eliminou-se toda liberdade e cabeças rolaram aos montes. Claro que uma delas acabou sendo a do próprio Robespierre, acusado e julgado com o mesmo radicalismo que adotara com suas vítimas.

O “cancelamento” é a guilhotina da atualidade, aplicada furiosamente por internautas no mundo virtual. Assim, pessoas perdem empregos e têm sua reputação manchada. No caso do Timeline, o programa perdeu quase todos os seus patrocinadores, Kelly Matos e Coimbra foram atacados como nunca, seus nomes ficaram marcados no Google como “apologistas do crime”, o áudio com os comentários infelizes acompanhados por risadas de hiena estão eternizados na internet, os jornalistas escreveram e se retrataram, pediram perdão. É preciso sua demissão? É evidente que não.

A demissão sumária dos profissionais representaria um golpe na liberdade de expressão. E golpear a liberdade de expressão é golpear toda liberdade de expressão, e não só a de quem pensa diferente da gente. Afinal, se hoje há um lado com o poder de extirpar aquele cuja visão afronta a nossa, amanhã será o contrário. Ao cabo, não mais haverá a liberdade de se discordar. Opiniões têm consequências? Claro que sim, mas elas devem ser legítimas e naturais, e não um movimento de turba, de linchamento.

Ao ver Jesus sendo preso por guardas romanos, Pedro sacou uma espada e decepou a orelha de um deles. Cristo, então, enquanto a curava, disse ao seu discípulo: “Embainha a tua espada; porque todos os que lançarem mão da espada, à espada morrerão”(Mateus 26:52). Pedro largou a arma e se tornou a pedra sobre a qual se ergueu o cristianismo (Mateus 16:18). Suas palavras se tornaram mais afiadas que qualquer espada de dois gumes (Hebreus 4:12).

Não sejamos Robespierres, mas inspiremo-nos em Jesus. Para que prevaleçam a verdade e a justiça, usemos, em alto e bom som, as palavras e a honestidade. O injusto, o ímpio, a farsa, tudo será desmascarado, e o preço, cobrado ao natural. Porém, a fim de mantermos viva a nossa liberdade, precisamos zelar pela liberdade alheia, afinal, “quem com ferro fere, com ferro será ferido”.


Cristo curando a orelha de Malco, de Louis Finson (c.1580–1617)


*Imagem 1: https://ocaisdamemoria.com/2018/07/28/robespierre-e-executado-na-guilhotina/

** Imagem 2: https://br.pinterest.com/pin/489977634455683331/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CASAMENTO É UMA MARATONA

  Ontem o dia foi corrido e realmente não deu para fazer a reflexão a partir de um #tbt. Porém, por que não um #fbf (Flashback Friday)? A vida já é dura demais para condicionarmos lembranças a dias específicos da semana! Pois na quarta-feira escrevi sobre símbolos e me inspirei na linda celebração de casamento que fiz na @loja_loveit, entre a @adrianasviegas e o @tales.viegas e, claro, a lembrança da semana, precisava ser a deles.   Pra quem não sabe, os dois se conheceram e, mais tarde, iniciaram seu namoro a partir de maratonas, e esse esporte muito tem a ensinar quando se fala em relacionamentos e, claro, matrimônio.   Em uma maratona, em meio a confusão da largada, a única certeza é a incerteza acerca do que virá nos primeiros metros ou nos quilômetros finais da prova. Logo nos primeiros passos, é possível que tropecemos em algum atleta que venha a tombar, podemos ficar ansiosos ante a dificuldade em avançar rapidamente, e é difícil prever precisamente qual será o...

Dica de Tiras - High School Comics

Essa tira foi desenhad a por um amigo meu, Rodrigo Chaves, o qual realizou tal trabalho em parceria com outro artista, Cláudio Patto. Acho simplesmente excelente essa série de tiras chamada "High Shool Comics", que trata do cotidiano da vida escolar, sempre com bom humor. Mereceria aparecer todos os dias nos jornais, sem dúvida. Se a visualização não ficou boa, cliquem na imagem. Querem ver mais? Então acessem: http://contratemposmodernos.blogspot.com .

POR QUE A FANTASIA?

  Amanhã é natal, e duas imagens me vêm à cabeça: a do presépio e a do Papai Noel. Claro que a primeira é muito mais importante do que a segunda, mas a nossa cultura está aí e é inevitável pensarmos no barbudinho de vermelho. Quando alimentamos o símbolo do Papai Noel, alimentamos a fantasia, e não se trata de uma fantasia qualquer. As crianças crescem ouvindo sobre ele, o trenó, os duendes, o Polo Norte, a descida pela chaminé e tudo o mais, até que, um dia, vem a aguardada pergunta, o rompimento de uma fronteira do seu amadurecimento, e nada nos resta a não ser dizer a verdade. Lembro-me de quando fiz a pergunta e da tristeza ao ouvir a resposta, recordo-me da reação ainda mais decepcionada e revoltada do meu irmão, e temo por isso quando chegar o momento da revelação para as minhas filhas. Então, por que alimentamos essa fantasia? Tolkien entendia de fantasia. Sem fazer uso de alegorias como as do seu amigo C. S. Lewis, ele queria desenvolvê-la como uma ilustração da Verdade ...