Pular para o conteúdo principal

E SE FOSSE EU?

Todas as palavras de dor, lástima, raiva e solidariedade já foram proferidas por milhões pelo Rio Grande do Sul, pelo Brasil e também pelo resto do mundo, mas eu preciso manifestar as letras que saem do meu coração nesse momento. Faço isso simplesmente porque sinto necessidade de registrar, aqui, o que sinto no dia de hoje. Eu, como a maioria dos gaúchos, vi o céu azul de ontem e de hoje como um domo escuro tal qual o da madrugada da tragédia que fulminou a vida de mais de 230 jovens em Santa Maria, no Rio Grande do Sul.

Nunca me senti tão mal ante uma notícia ruim referente a acidentes. Já aconteceram eventos terríveis na História recente, dos quais muitos eu fui telespectador. Os atentados de 11 de Setembro, por exemplo, em que mais de 2.000 pessoas inocentes morreram numa tacada só, ou tantos desastres aéreos, como aquele de 2007, no aeroporto de Congonhas, ou o de 2009, que ia para a França. No entanto, este me afetou muito, e talvez porque eu tenha me colocado no lugar de quem pereceu naquela situação, tanto os que tombaram antes de fugir, quanto os que retornaram para ajudar e também faleceram, ou os que sobreviveram para chorar pela perda dos queridos amigos, familiares e namoradas(os) que não tiveram a mesma sorte.

Eu poderia ser o namorado vivo,  tossindo do lado de fora enquanto as lágrimas abriam caminho entre a sujeira da fuligem que cobria o meu rosto; poderia ser o irmão que conseguiu achar a saída, ao contrário do outro; poderia ser o amigo que não conseguiu puxar todos da turma para encontrar o ar libertador da rua; ou poderia ser qualquer um dos que não saíram daquela armadilha construída pela imprudência de uns e a negligência de outros, sob outros que, em poucos minutos, perderam os sentidos para nunca mais recuperá-los. Ou os pais e irmãos que estavam longe dali, impotentes diante do horror que assolava aos seus queridos e àqueles que com eles estavam.

Mas eu não sou nenhum deles e mesmo assim me sinto como se fosse. Não estou abatido como aqueles que referi, pois isso é impossível, mas sinto-me mal, muito mal com tudo, e pior ainda quando reflito sobre o que descrevi acima: e se fosse eu, em qualquer uma daquelas situações?

Esse é o sentimento que toma conta do meu coração no dia de hoje, e é provável que muitos assim pensem. E é desse modo que devemos pensar sempre, não só diante de acontecimentos terríveis como esse, mas antes deles acontecerem, e em diferentes situações. A reflexão "e se fosse eu?", a qual pode ser traduzida por "amarás o teu próximo como a ti mesmo", é que deve ser o nosso princípio fundamental para que tenhamos mais responsabilidade, compaixão e solidariedade, não só depois da desolação, mas antes, a fim de evitá-la.  Esta interrogação deve ser feita sempre pela administração pública que faz leis defeituosas e pouco claras, ou que é omissa na fiscalização do seu cumprimento; pelos irresponsáveis que permitem ou realizam atos claramente imprudentes; e por nós mesmos, tão acostumados às nossas "zonas de conforto" que nos negligenciamos de cobrar todos os pontos anteriormente mencionados.

Por fim, uma última reflexão, também relacionada à ideia de "e se fosse eu?": valorizemos as nossas vidas, a de todos ao nosso redor e além, e que o amor guie as nossas atitudes. Pois assim, tudo valerá a pena, sempre. Todos os esforços serão para o bem, ainda que nem sempre possamos evitar que a desolação nos assole.

A fumaça negra e mortal da boate Kiss não pode mais ser vista no ar, mas permanece escurecendo os nossos corações. Não nos envenena como aconteceu com as jovens vítimas, mas ainda é terrivelmente dolor.

Oremos pelos queridos dos que se foram, para que Deus os console no tempo determinado, e sejamos compassivos e solidários com eles, da maneira que estiver ao nosso alcance. E que assim sejamos em cada passo de nossas vidas.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dica de Tiras - High School Comics

Essa tira foi desenhad a por um amigo meu, Rodrigo Chaves, o qual realizou tal trabalho em parceria com outro artista, Cláudio Patto. Acho simplesmente excelente essa série de tiras chamada "High Shool Comics", que trata do cotidiano da vida escolar, sempre com bom humor. Mereceria aparecer todos os dias nos jornais, sem dúvida. Se a visualização não ficou boa, cliquem na imagem. Querem ver mais? Então acessem: http://contratemposmodernos.blogspot.com .

COMO É BOM TE BEIJAR

Como é bom te beijar, pois, ao fazê-lo, percebo como foi sábio ter me dirigido a ti assim que te vi, ter mentido que gostava de Chico só pra ficar contigo, depois te namorar pra, finalmente, casar. Quanto mais longe fica aquela noite, mais próxima de hoje ela está, mais presente que a notícia mais recente e mais bela do que uma florescente manhã de primavera. Como é bom te beijar. Teus lábios aconchegantes foram e são a chave para o que é mais precioso: o amor que temos um pelo outro, que fazemos um com o outro e que geraram as riquezas mais valiosas do que a soma de todo o ouro encontrado em toda a história: a Amélia e a Glória. Como é bom te beijar. A cada vez que trocamos sabores, algo muda em mim, um começo que me conduz a outro, nunca a um fim, afinal, depois do nosso "sim" dito no altar, juramos para sempre lado a lado caminhar. A estrada foi e sempre dura será, mas ela também  sempre trouxe muita beleza entre algumas tristezas, e assim seguirá, com a certeza de que Deu

NOITE FELIZ FORA DAS TRINCHEIRAS

    Entre tantos horrores e traumas, aconteceu na Primeira Guerra Mundial um evento isolado, mas absurdamente insólito e inspirador. Um fato tão bizarro quanto lindo, e não seria exagero dizer que se tratou de um verdadeiro milagre de natal, talvez o maior deles desde o próprio nascimento de Cristo.   A conhecida “Trégua de Natal de 1914” ocorreu em diferentes partes do front de batalha, e um dos seus mais famosos armistícios se deu nos arredores de Ypres na Bélgica, quando, na noite de natal, alemães decoraram suas trincheiras com pinheiros enfeitados e começaram a cantar, ao que os adversários, no lado oposto, responderam, com suas músicas. Por vezes, uniam suas canções às do “inimigo”, mas cada um no seu idioma. A melodia foi o convite para a paz e, assim, ambas as forças baixaram suas armas e se uniram para lembrar o nascimento de Cristo, com direito a comida, bebida, louvores e missa ecumênica celebrada simultaneamente por um padre escocês para britânicos, franceses e alemães.