Pular para o conteúdo principal

A MISTERIOSA VISITA DO PAPAI NOEL

 


O natal de 1993 foi o último em que o Papai Noel me visitou. Foi emocionante, embora ele não tenha topado me levar para um passeio nas suas renas, afinal, elas estavam doentes, restando ao barbudinho rechonchudo distribuir presentes pelo mundo a bordo de um velho Passat amarelo emprestado de um amigo seu.

 Meses depois, às vésperas da Páscoa, a professora Daurivete, não sei porquê, falou aos alunos da sua turma da Terceira Série do Colégio Mãe de Deus, eu entre eles, que Papai Noel e Coelhinho da Páscoa não existiam. Aquilo foi um choque para mim. Certo, eu até desconfiava que a história do Coelhinho era um pouco forçada, mas sempre fui um crente no Bom Velhinho. Defendia sua existência com unhas e dentes e sempre me exaltava nos debates, tamanha minha convicção.

 Porém, o peso da autoridade da professora era grande e, naquele dia, ao chegar em casa, recorri a uma instância superior: “Mãe! Diz a verdade: afinal, Papai Noel existe ou não?”. Ela sorriu piedosamente, fechou os olhos e respondeu: “Filho, ele existe no nosso coração...” e blá, blá, blá. Uma lágrima solitária escorreu pelo meu rosto. Não afundei em desespero, mas a decepção foi grande.

 Naquela mesma tarde, compartilhei minha descoberta com alguns colegas da Escolinha de Futebol Tarciso Gauchito. Embora eu tenha sido o último a encarar tal “realidade”, não fui zoado. Pelo contrário: muitos aproveitaram para compartilhar suas histórias individuais a respeito.

 Agora que eu sabia da “verdade”, precisava ser cúmplice da magia em relação ao meu irmão Henrique, cuja idade ainda lhe permitia acreditar em Papai Noel. Fiz isso com maestria e nunca cogitei quebrar aquele encanto.

 Passaríamos o natal de 1994 em Nova York. Um sonho de muitos e, no nosso caso, nunca mais realizado. Seria algo único, como de fato foi. Apesar da expectativa do cenário literalmente cinematográfico que nos aguardava, sentia-me um pouco vazio, já que não mais havia a expectativa de ser visitado por Papai Noel.

 Poucos dias antes, estávamos em São Francisco, na Califórnia, passeando por um shopping center. Entramos em uma loja e me deparei com um extraordinário boneco do Robocop que encheu meus olhos. Ao mesmo tempo, o Henrique viu uma caixa com vários bonequinhos do anime Dragon Ball e, como eu, ficou hipnotizado. Nunca tivemos o hábito de insistir aos nossos pais que comprassem algo e ficamos naquela sensação meramente contemplativa. Deixamos a loja, o shopping e, pouco depois, a Costa Oeste dos EUA.

 Em Nova York, enfim chegou a noite de natal. Saímos para jantar em um restaurante... brasileiro! Pois é, nossa ceia foi um bom e genuíno arroz com feijão tupiniquim, carne e outras coisas “típicas”. Lembro-me de que foi muito agradável e divertido. Passeamos a pé por Manhattan, que, embora gelada, não nos presentou com neve, até que retornamos ao nosso minúsculo, mas bem localizado, quarto de hotel.

 Ao entrarmos, a surpresa: entre tantos presentes esparramados pela cama, lá estavam o boneco do Robocop e os bonequinhos do Dragon Ball! Abri um sorriso de orelha a orelha, extasiado, encantado, perplexo! Meu irmão pulou de alegria e correu para a cama para pegar aquele presente. Sequer havíamos falado para os nossos pais daqueles brinquedos, mas apenas entre nós, babando por eles como dois vira-latas diante do frango sendo assado em uma churrasqueira elétrica exibida para os clientes. Isso significava que não foram nossos pais que compraram aqueles presentes, mas o... não, isso não era possível! A verdade havia vindo à tona e... será?

 Meus pais nunca confirmaram as circunstâncias em que perceberam meu encanto e o de Henrique por aqueles brinquedos, tampouco o momento em que eles os teriam comprado, muito menos quando eles foram escondidos e, depois, colocados, junto com outros presentes, sobre a cama do quarto de hotel. Sempre disseram que foi obra do Papai Noel. Eu ria, eles também, meu irmão se admirava, mas jamais admitiram que teriam sido eles.

 Por muito tempo, quebrei a cabeça para juntar as peças que poderiam explicar a magia daquela noite e, à medida que eu amadurecia, tudo passou a fazer sentido e cheguei a algumas conclusões lógicas. Porém, quando levadas aos meus pais, sempre negaram, insistindo que todo o serviço fora realizado por Papai Noel.

 Quer saber? Eles sempre tiveram razão. Afinal, Papai Noel existe nos nossos corações, inclusive nos corações dos pais que regam esse encanto proporcionado pelo símbolo do Bom Velhinho. Um encanto que mantém o legado daquele que verdadeiramente vive no Céu, o Papai Noel original, São Nicolau, que, inspirado pelo nascimento de Cristo, a razão para celebrarmos essa data, encheu com ainda mais brilho uma noite brilhante por natureza.

 *Imagem: https://www.travelchannel.com/interests/holidays/photos/christmas-in-nyc

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COMO É BOM TE BEIJAR

Como é bom te beijar, pois, ao fazê-lo, percebo como foi sábio ter me dirigido a ti assim que te vi, ter mentido que gostava de Chico só pra ficar contigo, depois te namorar pra, finalmente, casar. Quanto mais longe fica aquela noite, mais próxima de hoje ela está, mais presente que a notícia mais recente e mais bela do que uma florescente manhã de primavera. Como é bom te beijar. Teus lábios aconchegantes foram e são a chave para o que é mais precioso: o amor que temos um pelo outro, que fazemos um com o outro e que geraram as riquezas mais valiosas do que a soma de todo o ouro encontrado em toda a história: a Amélia e a Glória. Como é bom te beijar. A cada vez que trocamos sabores, algo muda em mim, um começo que me conduz a outro, nunca a um fim, afinal, depois do nosso "sim" dito no altar, juramos para sempre lado a lado caminhar. A estrada foi e sempre dura será, mas ela também  sempre trouxe muita beleza entre algumas tristezas, e assim seguirá, com a certeza de que Deu

Dica de Tiras - High School Comics

Essa tira foi desenhad a por um amigo meu, Rodrigo Chaves, o qual realizou tal trabalho em parceria com outro artista, Cláudio Patto. Acho simplesmente excelente essa série de tiras chamada "High Shool Comics", que trata do cotidiano da vida escolar, sempre com bom humor. Mereceria aparecer todos os dias nos jornais, sem dúvida. Se a visualização não ficou boa, cliquem na imagem. Querem ver mais? Então acessem: http://contratemposmodernos.blogspot.com .

NOITE FELIZ FORA DAS TRINCHEIRAS

    Entre tantos horrores e traumas, aconteceu na Primeira Guerra Mundial um evento isolado, mas absurdamente insólito e inspirador. Um fato tão bizarro quanto lindo, e não seria exagero dizer que se tratou de um verdadeiro milagre de natal, talvez o maior deles desde o próprio nascimento de Cristo.   A conhecida “Trégua de Natal de 1914” ocorreu em diferentes partes do front de batalha, e um dos seus mais famosos armistícios se deu nos arredores de Ypres na Bélgica, quando, na noite de natal, alemães decoraram suas trincheiras com pinheiros enfeitados e começaram a cantar, ao que os adversários, no lado oposto, responderam, com suas músicas. Por vezes, uniam suas canções às do “inimigo”, mas cada um no seu idioma. A melodia foi o convite para a paz e, assim, ambas as forças baixaram suas armas e se uniram para lembrar o nascimento de Cristo, com direito a comida, bebida, louvores e missa ecumênica celebrada simultaneamente por um padre escocês para britânicos, franceses e alemães.