Pular para o conteúdo principal

INSPIRAÇÃO, POR ONDE ANDAS?

Como já é possível perceber, estou há muito tempo sem escrever por aqui. Não é apenas por esse canal: eu realmente não mais tenho conseguido palavras para expressar, por meio de textos, meus pensamentos (e garanto que não são poucos!). É interessante que, falando, ou melhor, dialogando com alguém, eu consigo trazer à tona diversas reflexões sobre os mais variados assuntos, mas ultimamente tem sido um sacrifício transportá-las para o "papel". 

Estou há poucos dias de férias e resolvi, com o fim de apenas entreter-me, acessar esse meu blog e conferir meus textos antigos. Fiquei impressionado. "Quem é esse que escreve tão bem?", perguntei-me. Sem falsa modéstia, tenho o dom da escrita, ou ao menos tinha, pois parece-me que tal dom "escapou-me pelos dedos", como se o teclado em que digito ou a folha sobre a qual passeia a caneta que venho a empunhar emanassem um sopro de desinspiração, esvaziando a minha mente. "Onde eu estava mesmo...?" é a pergunta recorrente, sucedida por longos minutos em que visualizo a tela branca, com meus dedos posicionados para escrever algo e, quando o faço, acabo por frequentemente apertar a tecla "backspace", deletando boa parte daquilo que fora registrado.

O irônico é que escrever é parte do meu cotidiano e da minha profissão. Sou formado em Direito, e meu TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) tem mais de 100 páginas, maior, portanto, do que muitas dissertações de mestrado; meu TCC da Especialização em Direito Ambiental é um pouco menor, mas também bate nas 100 páginas; finalmente, minha dissertação de mestrado possui quase 200 páginas. Além disso, possuo vários artigos científicos publicados, e todos os dias escrevo diversas peças jurídicas, dos mais variados tipos e áreas, desde Direito de Família até Direito Penal, de Direito do Consumidor a Direito Administrativo e assim por diante. Em suma, passo o dia escrevendo, e apesar de se tratarem, tanto nos exemplos acadêmicos quanto profissionais, de registros técnicos, é preciso, para isso, alguma criatividade, pois não somos robôs, e o vazio reflexivo e discursivo acaba resultando em incompetência quando da transmissão de alguma ideia. Além disso, já escrevi DOIS romances (sim, o livro "A Tábua-Guia", segundo volume da minha trilogia "A Armadura", está pronto há TRÊS anos, mas por falta de verba ainda não foi possível publicá-lo), o primeiro com 150 páginas (considerando sua fonte original - Times New Roman) e o segundo, com quase 400 páginas, tendo como referência a mesma fonte.

Todavia, percebi que, com o passar dos dias e o gradual sufocamento de meu tempo livre, o que é justificado por questões superiores, como os cuidados com minha filhinha de quase um ano de idade, investimento em saltos profissionais (o que demanda estudos de madrugada ou até tarde da noite), fora o tempo enclausurado no necessário ambiente de trabalho do qual provém o pão de cada dia, minha inspiração se perdeu. Onde ela está?

Olho pela janela e visualizo a dança do farfalhar das folhas das árvores e não a encontro entre seus galhos ou atrás do verde de seus domos; observo o céu azul e o sol ofusca a minha procura quando olho para o alto; repito o movimento em dias cinzentos, mas aí são as nuvens que insistem em escondê-la de mim; olho para o chão e tudo o que enxergo é a minha proeminente barriga, que além de crescente e peluda, agora já é dotada de alguns solitários e assustadores pelos brancos; viro-me para a direita e enxergo o Olavo de Carvalho e sua reflexões por vezes interessantes, realistas e verdadeiras, por outras chatas, repetitivas e aparentemente equivocadas, as quais acabam por tomar o meu tempo, seja para aplaudi-las, seja para criticá-las; volto-me para a esquerda e enxergo uma histeria promovida por mau-caratismo de muitos e entorpecimento coletivo de outros tantos e sua incapacidade ou falta de vontade de refletir com honestidade intelectual acerca de tantos temas, o que, igualmente, me faz perder tempo demais para criticá-los ou refletir sobre seus posicionamentos; enfim, olho para trás, e vejo o meu passado, a minha história, o que me fez, em todos os sentidos, chegar até aqui. Então, encontro a minha inspiração.

Ela está na minha filha linda e maravilhosa, um presente de Deus, manifestada em cada sorriso, em cada tentativa de falar alguma palavra, em cada movimento, em cada brincadeira, em cada pequena coisa que faz jus ao seu nome: Glória; ela está no amor, na beleza e no companheirismo da minha esposa Roberta; ela está na dedicação, na compreensão e no sacrifício de meus pais; na parceria e na amizade incalculável de meu irmão e no brilho da família que ele formou; no amor da família da minha sogra e na sua união; na força de meus irmãos na fé; na lealdade de meus amigos; nos propósitos que percebo residir em mim em relação àquilo que a vida me reserva; na beleza da natureza e no espetáculo da Criação; no exemplo de grandes pessoas, algumas anônimas para a sociedade, mas tão próximas de mim, outras ilustres e globalmente conhecidas, mas a quem devemos, em certa medida, a existência de nossa civilização graças a sua dedicação, convicção e sacrifício; e em Deus e seu incomensurável amor e misericórdia.

Eis a minha inspiração. Ela é intocável, pois ainda que se perca materialmente, consumida pela extinção da vida, ainda assim será imortal e vívida no meu interior, sendo que uma delas, a de Deus, é e sempre será eterna, inclusive quando nem eu mais estiver aqui.

Encontrei a minha inspiração. Obrigado por me ajudarem nessa tarefa. Acho que estou pronto para voltar a escrever.

Comentários

  1. Filho amado! Sou suspeita , mas me emocionei com este teu texto autoterapêutico. Tu és maravilhoso. Continuas escrevendo maravilhosamente bem! Aproveita estas tuas novas inspirações e continue escrevendo. Este é o teu potencial! Te amo e tenho muito orgulho de ti! Beijo.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Renan, é mais do que inspiração; é deixar fluir tudo que tem dentro de você. Já deu para sentir que você é um ser humano especial. Continue nos presenteando.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  3. Parabéns. Você escreve muito bem e com uma sincronia maravilhosa. Deus te abençoe cada vez mais e continua a tua jornada pq esse dom é para poucos. Bjs.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns! Não pode e nem deves deixar de escrever como esse belíssimo texto e enriquecedoras reflexões...👏👏

    ResponderExcluir
  5. Meu amado filho, tu é que és uma inspiração para mim. Te amo filhão!!!

    ResponderExcluir
  6. Achei lindo o texto e a fluidez das tuas palavras o tornam agradável e gostoso de ler.Vou continuar a ler teus trabalhos!!!!Parabens !

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Dica de Tiras - High School Comics

Essa tira foi desenhad a por um amigo meu, Rodrigo Chaves, o qual realizou tal trabalho em parceria com outro artista, Cláudio Patto. Acho simplesmente excelente essa série de tiras chamada "High Shool Comics", que trata do cotidiano da vida escolar, sempre com bom humor. Mereceria aparecer todos os dias nos jornais, sem dúvida. Se a visualização não ficou boa, cliquem na imagem. Querem ver mais? Então acessem: http://contratemposmodernos.blogspot.com .

COMO É BOM TE BEIJAR

Como é bom te beijar, pois, ao fazê-lo, percebo como foi sábio ter me dirigido a ti assim que te vi, ter mentido que gostava de Chico só pra ficar contigo, depois te namorar pra, finalmente, casar. Quanto mais longe fica aquela noite, mais próxima de hoje ela está, mais presente que a notícia mais recente e mais bela do que uma florescente manhã de primavera. Como é bom te beijar. Teus lábios aconchegantes foram e são a chave para o que é mais precioso: o amor que temos um pelo outro, que fazemos um com o outro e que geraram as riquezas mais valiosas do que a soma de todo o ouro encontrado em toda a história: a Amélia e a Glória. Como é bom te beijar. A cada vez que trocamos sabores, algo muda em mim, um começo que me conduz a outro, nunca a um fim, afinal, depois do nosso "sim" dito no altar, juramos para sempre lado a lado caminhar. A estrada foi e sempre dura será, mas ela também  sempre trouxe muita beleza entre algumas tristezas, e assim seguirá, com a certeza de que Deu

NOITE FELIZ FORA DAS TRINCHEIRAS

    Entre tantos horrores e traumas, aconteceu na Primeira Guerra Mundial um evento isolado, mas absurdamente insólito e inspirador. Um fato tão bizarro quanto lindo, e não seria exagero dizer que se tratou de um verdadeiro milagre de natal, talvez o maior deles desde o próprio nascimento de Cristo.   A conhecida “Trégua de Natal de 1914” ocorreu em diferentes partes do front de batalha, e um dos seus mais famosos armistícios se deu nos arredores de Ypres na Bélgica, quando, na noite de natal, alemães decoraram suas trincheiras com pinheiros enfeitados e começaram a cantar, ao que os adversários, no lado oposto, responderam, com suas músicas. Por vezes, uniam suas canções às do “inimigo”, mas cada um no seu idioma. A melodia foi o convite para a paz e, assim, ambas as forças baixaram suas armas e se uniram para lembrar o nascimento de Cristo, com direito a comida, bebida, louvores e missa ecumênica celebrada simultaneamente por um padre escocês para britânicos, franceses e alemães.