Pular para o conteúdo principal

CRÔNICA DO PRIMEIRO NASCIMENTO

 


Era para ser um parto natural. Tudo foi planejado para ser assim, mas havia uma pequena coisa que ameaçava essa ideia inicial: uma certa restrição de crescimento.

 A gravidez da Glória foi tranquila, sem riscos, mas o tal do seu percentil indicava que ela crescia muito menos do que o normal. Todos os seus demais índices apontavam que nossa bebezinha se mostrava saudável, mas seu tamanho era muito menor do que a média para a idade gestacional. Assim, não era seguro aguardar pela natureza. Seria preciso agir um pouco antes, a fim de evitar riscos. Teria sido uma decisão correta? Digamos que foi prudente, conforme indicavam as ecografias semanais que fazíamos.

 Assim, agendamos a internação, mas não, necessariamente, o parto. Tentaríamos induzi-lo para que se desse de forma natural. Chegamos ao Hospital Moinhos de Vento pela manhã, em torno das 9 horas. No caminho, avisamos nossas famílias, mas deixamos claro que o parto dificilmente aconteceria rapidamente. Mesmo assim, meus pais, irmão, cunhada e afilhado (que, na época, tinha só quatro meses) foram correndo para lá, como se nossa filha estivesse escorregando para a luz feito uma criança em um toboágua. A família da minha esposa também para lá se dirigiu, mas o fez apenas depois do almoço.

 Realizada a internação, ficamos no centro obstétrico em um quarto isolado e recebendo um tratamento de primeira. Sério, me senti importante naquele dia! Como é bom ter um ótimo plano de saúde (algo que “não me pertence mais”, como o chavão daquele velho quadro do “Zorra Total”). Além disso, a Roberta trabalhava lá, conhecia a equipe, então todos os cuidados tinham um afeto pessoal. Sentíamos em casa.

 O dia estava tranquilo até que o tal remedinho da indução começou a fazer efeito e as dores do parto enfim chegaram até a Roberta. Eram 15 horas, aproximadamente. Às 18, as dores já eram insuportáveis. Roberta chorava e não havia trégua: entre uma contração e outra, um intervalinho de 30 segundos de alívio e deu. A obstetra chegou mais ou menos nesse horário, e a dilatação não evoluía. Um mísero centímetro, a mesma coisa desde a internação. Roberta tomava banho quente, recebia massagens, sentava em posições indicadas para essa situação, mas apenas a dor que ela sentia evoluía. A dilatação era a mesma.

 De tempos em tempos eu atualizava a família, que aguardava ansiosamente no saguão do “aquário” do hospital, loucos para conhecerem logo a neta. Minha cunhada viera de São Paulo com meu sobrinho especialmente para esse momento e havia se unido à trupe. Família completa para receber a nossa primogênita, que, no entanto, parecia apenas se esticar dentro da minha esposa, sem ansiedade para sair.

 O tempo foi passando; a dor, aumentando; a dilatação, parada. Roberta se contorcia na cama, urrava feito um animal, e isso me fez lembrar que somos todos animais. E se ela urrava tal qual uma fera da natureza, eu não era diferente. Meu irmão, ao descrever momento parecido referente ao nascimento de meu afilhado, se lembrou do tempo do Ventoso e da Monga, o último casal de cães que tivemos e procriou. Enquanto Monga, sempre dócil mas, naquelas horas, arisca, se isolava para dar à luz, Ventoso ficava andando ao seu redor, de um lado para outro, ansioso, sem saber o que fazer. Era assim que eu me sentia: como o bom e velho Ventoso diante da imprevisível Monga.

 Mas a coisa ficaria ainda pior. Roberta passou da fase animal para a paranormal. Ao menos era assim aos meus olhos, pois ela parecia possuída. Sacudia assustadoramente os braços da cama hospitalar, e eu era tomado por um misto de sentimentos, pois, ao mesmo tempo em que me preocupava com seu estado, também não deixava de prever a nossa insolvência se elas viessem a quebrar. Parecia a menina do filme “O Exorcista”, e não estou brincando. Tentando acalmá-la, eu a chamava com afeto e dizia: “Calma, amor! Calma! Respira fundo! Olha para mim!”. Ao que ela respondia: “CALA A BOCAAAAA!”. E eu me recolhia ao meu estado de Ventoso, sem saber o que fazer.

 Diante daquele quadro, a obstetra pediu para ficar uns instantes sozinha com a Roberta. Eu saí e fui atualizar pessoalmente a família, que não sei como aguentou ficar o dia inteiro naquele saguão. O Martin, meu sobrinho de São Paulo, tinha, na época, quatro anos. Como ele conseguiu ficar por tantas horas lá? E meu afilhado Francisco, com quatro meses? Meus pais, a mãe da Roberta, seu padrasto, enfim, todos estavam ansiosos por notícias e pelo nascimento. O sol já descansava no horizonte, a noite caíra, e nada do parto.

 Voltei para a Roberta e a obstetra, que segurava a sua mão com ternura. Roberta disse que tentaria aguentar mais um pouco, e eu a apoiaria, apesar do cenário de desconforto. A médica nos deixou a sós e o ciclo de dor prosseguiu. Até que, perto das 21h, minha esposa “pediu penico”. Liguei para a anestesista com quem havia combinado tudo, mas ela não atendeu ao telefonema! Sério, não me recordo de seu nome, mas até hoje não sei o que ela fazia naquela sexta-feira à noite, e nem quero saber. Minha única certeza é que ela nos deixou na mão. Avisei a obstetra e ela imediatamente contatou o seu anestesista de confiança, um inglês sempre a postos para exercer o seu ofício. Era ele chegar que, enfim, teríamos o parto.

 Equipe de filmagens e fotos a postos, anestesista, obstetra, pediatra, todo mundo engatilhado para trazer ao mundo a nossa primeira princesa. Sim, primeira, pois não sabíamos que Deus seria ainda mais bondoso conosco e nos presentearia, anos depois, com outra.

 Roberta foi levada para a sala do parto. As câmeras registraram seu desconforto. Agarrava-se aos braços da cama hospitalar como se nelas houvesse algum refúgio para a sua dor.

 E eu fiquei ali, sentado, à espera do momento exato para ser chamado. Ele não demorou. Foram cinco ou dez minutos. Minha esposa sorria como se estivesse no paraíso. Um olhar de alívio e amor. A cesariana estava em andamento, e ela dizia: “Que engraçado! Estão mexendo na minha barriga!”. E ela ria, numa mistura de êxtase, alegria natural e só um pouquinho de bom torpor pela anestesia.

 Então, às 22h19min do dia 23 de março de 2018, ela veio ao mundo, a nossa primogênita, nossa princesinha número um. Glória, nossa filha amada. Eu fui o primeiro a cruzar com seu olhar. Ela saiu da barriga da Roberta com braços abertos, louca para abraçar, e era a cara da mãe. Ainda é. Nasceu cabeluda. Ei-la, então, nossa continuidade, nossa herança, nosso legado. Acima de tudo, o primeiro fruto do meu amor e da Roberta, o primeiro ser feito de nós dois e com os laços amarrados por Deus.

 Hoje faz quatro anos daquele dia e não canso de agradecer a Deus pela vida da Glória. Nem nos melhores sonhos imaginávamos que teríamos uma filha tão maravilhosa que, hoje, tem se revelado uma carinhosa e fora de sperie irmã mais velha para a Amélia, nossa princesinha caçula nascida também em um dia 23, mas de outubro de 2021.

 Filha amada, o papai e a mamãe te amam muito, te amam para sempre, e podes ter certeza de que sempre estaremos contigo! Como te digo todas as noites antes de dormir, que Deus te abençoe muito, te ilumine e te proteja! Que tu tenhas uma vida longa, próspera, segura, saudável e feliz, e que tu nunca de desvies dos caminhos de Deus!

 Feliz aniversário, filha!

 


 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dica de Tiras - High School Comics

Essa tira foi desenhad a por um amigo meu, Rodrigo Chaves, o qual realizou tal trabalho em parceria com outro artista, Cláudio Patto. Acho simplesmente excelente essa série de tiras chamada "High Shool Comics", que trata do cotidiano da vida escolar, sempre com bom humor. Mereceria aparecer todos os dias nos jornais, sem dúvida. Se a visualização não ficou boa, cliquem na imagem. Querem ver mais? Então acessem: http://contratemposmodernos.blogspot.com .

COMO É BOM TE BEIJAR

Como é bom te beijar, pois, ao fazê-lo, percebo como foi sábio ter me dirigido a ti assim que te vi, ter mentido que gostava de Chico só pra ficar contigo, depois te namorar pra, finalmente, casar. Quanto mais longe fica aquela noite, mais próxima de hoje ela está, mais presente que a notícia mais recente e mais bela do que uma florescente manhã de primavera. Como é bom te beijar. Teus lábios aconchegantes foram e são a chave para o que é mais precioso: o amor que temos um pelo outro, que fazemos um com o outro e que geraram as riquezas mais valiosas do que a soma de todo o ouro encontrado em toda a história: a Amélia e a Glória. Como é bom te beijar. A cada vez que trocamos sabores, algo muda em mim, um começo que me conduz a outro, nunca a um fim, afinal, depois do nosso "sim" dito no altar, juramos para sempre lado a lado caminhar. A estrada foi e sempre dura será, mas ela também  sempre trouxe muita beleza entre algumas tristezas, e assim seguirá, com a certeza de que Deu

NOITE FELIZ FORA DAS TRINCHEIRAS

    Entre tantos horrores e traumas, aconteceu na Primeira Guerra Mundial um evento isolado, mas absurdamente insólito e inspirador. Um fato tão bizarro quanto lindo, e não seria exagero dizer que se tratou de um verdadeiro milagre de natal, talvez o maior deles desde o próprio nascimento de Cristo.   A conhecida “Trégua de Natal de 1914” ocorreu em diferentes partes do front de batalha, e um dos seus mais famosos armistícios se deu nos arredores de Ypres na Bélgica, quando, na noite de natal, alemães decoraram suas trincheiras com pinheiros enfeitados e começaram a cantar, ao que os adversários, no lado oposto, responderam, com suas músicas. Por vezes, uniam suas canções às do “inimigo”, mas cada um no seu idioma. A melodia foi o convite para a paz e, assim, ambas as forças baixaram suas armas e se uniram para lembrar o nascimento de Cristo, com direito a comida, bebida, louvores e missa ecumênica celebrada simultaneamente por um padre escocês para britânicos, franceses e alemães.