Pular para o conteúdo principal

Minha Seleção

Mais uma vez escrevo sobre futebol, mas dessa vez o motivo é de fato especial: hoje sai a lista de convocados de Dunga para a Copa da África do Sul. Vamos ver se entendo algo de futebol: farei uma lista e, dentro de algumas horas, veremos se ela está igual ou parecida com a de Dunga. Vou arriscar um palpite: Dunga levará somente um lateral-esquerdo, e em seu lugar, RONALDINHO. Sim, é o que acho. Abaixo, minha lista:

Goleiros: Júlio César, Gomes e Victor;

Laterais: Maicon, Daniel Alves e Gilberto;

Zagueiros: Lúcio, Juan, Tiago Silva e Luisão;

Volantes: Gilberto Silva, Josué, Felipe Melo e Kléberson;

Meias: Kaká, Elano, Júlio Baptista, Ramires e Ronaldinho Gaúcho;

Atacantes: Nilmar, Luís Fabiano, Robinho e Grafite.


Faço algumas variações nessa seleção, a fim de que seja permitida uma margem de erro. Em vez de Victor, Doni; em vez de Ronaldinho, o lateral-esquerdo André Santos; em vez de Grafite, Adriano (para o ataque, faço outra variação, havendo a possibilidade de Pato estar entre os convocados).

Torcer mesmo torço para que Victor esteja entre os convocados, uma vez que sou gremista e gosto quando meu time é representado na Seleção.

Gostaria que Ronaldinho estivesse entre os 23 porque se trata de um jogador diferenciado em relação aos demais. Imaginem, 25, 30 do segundo tempo, sai Elano e entra, cheio de gás... Ronaldinho! Pavor dos adversários.O jogador, contudo, só estará presente se um lateral-esquerdo ficar de fora, ou um atacante. Criticados, Josué é volantão, Júlio Baptista e Elano são "meias de força", que avançam e marcam com disciplina tática apurada. Eles estarão entre os presentes, e a vaga de Ronaldinho, se existir, não virá dali.

Adriano, em má fase técnica e pessoal, só será convocado se Dunga considerá-lo imprescindível. De fato, é um jogador diferente de todos os outros do Brasil: centroavante de força, alto e, mesmo assim, técnico. Grafite, há anos artilheiro na Alemanha e de estilo parecido com o de Luís Fabiano, além de Pato, centroavante muito técnico e, apesar de jovem, experiente, são as possibilidades. Neymar não vai.

A lateral-esquerda é a grande incógnita, pois foi a posição mais testada dentre todas. Acho que, por nunca ter aprovado 100%, Dunga será conservador e levará apenas Gilberto, titular por mais de dois anos (embora nunca tenha apresentado, com a amarelinha, um futebol convincente) e em boa fase no Cruzeiro, embora como meia. Michel Bastos, outro forte concorrente da posição, vale dizer, tb atua como meia no seu clube, o francês Lyon. Ainda sobre a LE, acho, no entanto, que o melhor de todos dos que lá jogaram, André Santos, é o que tem mais tem chances de ser chamado, ao lado de Gilberto, que considero nome certo também pela experiência. Mas não me surpreenderia se o nome fosse o de Michel Bastos. Isso, claro, se mais de um LE estiverem presentes. Correm por fora Filipe Luís, Fábio Aurélio, Marcelo e Kléber.

A zaga está fechada, assim como a Lateral-Direita e os volantes. Acho um absurdo Kléberson (além de Josué, claro) ser convocado, mas, por coerência, Dunga o levará (em vez de Lucas, Anderson, Sandro, Hernanes...).


Era isso. Vamos ver se a seleção do Dunga será essa. Até às 13h, pessoal!


Publicado originalmente em 11/05/2010, no blog RENAÇÕES - renanguimaraes.zip.net - antigo blog do autor.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TIA NOECI, HENRIQUE E EU

  Enquanto eu e o Henrique almoçávamos assistindo ao Chaves e ao Chapolin, lá estavas tu, convencendo o meu irmão a, para a comida, dizer “sim”, antes que eu desse cabo aos restos a serem deixados por ele que, diante de uma colher de arroz e feijão, insistia em falar “não”. Enquanto eu e o Henrique estávamos na escola, durante a manhã, na época do Mãe de Deus, tu arrumavas a bagunça do nosso quarto, preparando-o para ser desarrumado outra vez. Então, quando desembarcávamos da Kombi do Ademir, tu, não sem antes sorrir, nos recebias cheia de carinho e atenção, e dava aquele abraço caloroso que transmitia o que havia no teu coração. Enquanto eu e o Henrique, em tenra idade escolar, tínhamos dificuldades nos deveres de casa, tu estavas lá, nos ajudando a ler, escrever e contar, pois, embora a humildade seja tua maior virtude, ela era muito menor do que tua doação. Sabias que, em breve, não mais conseguirias fazê-lo, mas, até lá, com zelo, estenderias tuas mãos. Enquanto eu e o Henri...

O ÚLTIMO DIA DA MINHA INFÂNCIA

  Eu olhava para eles, e eles, para mim. Não sorriam, mas também não choravam. Apenas aguardavam, resignadamente, pela minha decisão. Estavam todos ali, amontoados no armário cujas portas, naquele momento, eram mantidas abertas. Encarando-os, via-me dividido, pois persistia, em mim, uma certa vontade de dar asas à imaginação e criar mais uma história com meus Comandos em Ação, meu Super-Homem, meu Batman, o Robocop. Porém, paradoxalmente, uma força interior impedia-me de fazê-lo. Sentia-me tímido e desconfortável, mesmo na solidão do meu quarto, onde apenas Deus seria testemunha de mais uma brincadeira . TRRRIIIIMMMM! O chamado estridente do telefone, daqueles clássicos, de discar, quase catapultou meu coração pela boca. De repente, fui abduzido pela realidade e resgatado de meus pensamentos confusos. Atendi. “ Oi, Renan! É o Harry!”, identificou-se meu velho amigo e, na época, também vizinho e parceiro de molecadas na Rua Edgar Luiz Schneider. “ V amos brincar de esconde-e...

Dica de Tiras - High School Comics

Essa tira foi desenhad a por um amigo meu, Rodrigo Chaves, o qual realizou tal trabalho em parceria com outro artista, Cláudio Patto. Acho simplesmente excelente essa série de tiras chamada "High Shool Comics", que trata do cotidiano da vida escolar, sempre com bom humor. Mereceria aparecer todos os dias nos jornais, sem dúvida. Se a visualização não ficou boa, cliquem na imagem. Querem ver mais? Então acessem: http://contratemposmodernos.blogspot.com .