Pular para o conteúdo principal

CASAMENTO NO ANO-NOVO

 


Não sei por que meus avós paternos Roberto e Gladys (a Nina) escolheram essa data, mas o fato é que, em 31/12/1947, eles casaram. Não tenho a informação sobre quantos convidados compareceram, nem como foi a festa. Há uma clássica foto deles cortando o bolo de casamento, então, já dá pra dizer que, ao menos, bolo teve!

 Saber onde e quando será o casamento, o que será servido, quantos convidados irão, tudo isso faz parte do planejamento e é legítimo e fundamental levar a sério tais questões. No entanto, não são elas que determinarão o sucesso do seu matrimônio, mas a longa jornada do dia-a-dia constituída de pequenos atos.

 Eu, como neto, sempre via os meus avós paternos com curiosidade e admiração. Ambos eram muito carinhosos um com o outro, inclusive no fim de suas vidas. Recordo-me dos dois, certa noite, conversando entre si sem saberem que eram por mim observados: “Benzinho, ficamos ricos?”, perguntou minha avó, questionando meu avô sobre o resultado da loteria. “Não, meu bem. Não dessa vez”, ele respondeu. Eles riram juntos e se beijaram. Foi um momento tão deles, tão íntimo e carinhoso, que me fez pensar, nos meus tenros 11 anos de idade, que era aquilo o que eu almejava para a velhice: não um bilhete premiado, mas um amor que me acompanhasse por toda a vida. Certo, uma bolada da loteria também seria bem-vinda, mas não teria valor se desacompanhada daquele beijinho entre rugas.

 Nem tudo foram flores em seu matrimônio, mas eles superaram suas dificuldades juntos e foram um exemplo de casal, além de terem formado uma linda família. Tiveram cinco filhos, treze netos e deixaram um precioso legado. Não foram perfeitos, mas, abraçados nos mais caros valores familiares, sempre lutaram pelo melhor, dispostos a se sacrificarem um para o outro, para seus descendentes e muitos amigos.

 A imagem acima é a das suas Bodas de Ouro, comemoradas em 1997. Meu avô faleceu nove meses depois e, passados quase nove anos da sua partida, ele recebeu, na Eternidade, minha avó. Sou grato a Deus pelo exemplo de amor, perseverança, compreensão, amizade e sacrifício dos dois, e é por isso que mantenho essa foto ao meu lado em meu escritório.

 Feliz ano-novo!

 

Comentários

  1. Querido Renan.
    Que escreves muito bem todos sabemos, mas a emoção desse texto foi muito grande, dócil e extremamente carinhosa!
    Não sou saudosista mas trago comigo as emoções à flor da pele e me emocionei muito.
    Hoje é um dia diferente o último dia do ano(embora para mim seja somente um dia de recomeço, mais nada) e também o dia para lembrar com muita emoção e saudade dos ETERNOS AMORES DA MINHA VIDA, PAPAI E MAMAE.
    Parabéns querido por manter e por
    em prática o que aprendeste com eles!
    Meu amor, Dinda.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Dica de Tiras - High School Comics

Essa tira foi desenhad a por um amigo meu, Rodrigo Chaves, o qual realizou tal trabalho em parceria com outro artista, Cláudio Patto. Acho simplesmente excelente essa série de tiras chamada "High Shool Comics", que trata do cotidiano da vida escolar, sempre com bom humor. Mereceria aparecer todos os dias nos jornais, sem dúvida. Se a visualização não ficou boa, cliquem na imagem. Querem ver mais? Então acessem: http://contratemposmodernos.blogspot.com .

COMO É BOM TE BEIJAR

Como é bom te beijar, pois, ao fazê-lo, percebo como foi sábio ter me dirigido a ti assim que te vi, ter mentido que gostava de Chico só pra ficar contigo, depois te namorar pra, finalmente, casar. Quanto mais longe fica aquela noite, mais próxima de hoje ela está, mais presente que a notícia mais recente e mais bela do que uma florescente manhã de primavera. Como é bom te beijar. Teus lábios aconchegantes foram e são a chave para o que é mais precioso: o amor que temos um pelo outro, que fazemos um com o outro e que geraram as riquezas mais valiosas do que a soma de todo o ouro encontrado em toda a história: a Amélia e a Glória. Como é bom te beijar. A cada vez que trocamos sabores, algo muda em mim, um começo que me conduz a outro, nunca a um fim, afinal, depois do nosso "sim" dito no altar, juramos para sempre lado a lado caminhar. A estrada foi e sempre dura será, mas ela também  sempre trouxe muita beleza entre algumas tristezas, e assim seguirá, com a certeza de que Deu

NOITE FELIZ FORA DAS TRINCHEIRAS

    Entre tantos horrores e traumas, aconteceu na Primeira Guerra Mundial um evento isolado, mas absurdamente insólito e inspirador. Um fato tão bizarro quanto lindo, e não seria exagero dizer que se tratou de um verdadeiro milagre de natal, talvez o maior deles desde o próprio nascimento de Cristo.   A conhecida “Trégua de Natal de 1914” ocorreu em diferentes partes do front de batalha, e um dos seus mais famosos armistícios se deu nos arredores de Ypres na Bélgica, quando, na noite de natal, alemães decoraram suas trincheiras com pinheiros enfeitados e começaram a cantar, ao que os adversários, no lado oposto, responderam, com suas músicas. Por vezes, uniam suas canções às do “inimigo”, mas cada um no seu idioma. A melodia foi o convite para a paz e, assim, ambas as forças baixaram suas armas e se uniram para lembrar o nascimento de Cristo, com direito a comida, bebida, louvores e missa ecumênica celebrada simultaneamente por um padre escocês para britânicos, franceses e alemães.