Pular para o conteúdo principal

A OUTRA ANIVERSARIANTE

 


Não se sabe exatamente o porquê de comemorarmos o natal em 25 de dezembro. Embora não haja nenhuma evidência de que Jesus teria vindo ao mundo nesse dia, o fato é que a escolha de uma data específica para comemorar o seu nascimento se deu por alguma convenção, o que não tira, evidentemente, a importância da celebração.

Acontece que há os que realmente nasceram em 25 de dezembro e que, ano após ano, “concorrem” com aquele que não tem concorrência. Bênção para uns, azar para outros, a verdade é que não é fácil aniversariar nesse dia, o que acaba sempre representando alguma frustração, de convidados ausentes à falta de parabéns; de presentes que se confundem com os de natal ao desinteresse pelo bom e clássico bolo de chocolate ante tantas outras farturas da data.

Sei bem como ´é isso. Minha mãe nasceu no natal de 1958 e, obviamente, sempre nos dividimos em comemorar o seu aniversário e a data que, ao lado da páscoa, é a mais importante do cristianismo. Durante a ceia, a poucos instantes da meia-noite, ela corre para a cozinha, acende uma vela e a crava num bolo. Conta os segundos para a badalada que indicará a entrada do dia 25 e, enquanto muitos já se abraçam desejando feliz natal, ela própria surge puxando o seu parabéns.

Pois hoje, depois de várias crônicas focando no mais importante do natal, não poderia deixar de prestar essa homenagem para essa outra aniversariante do dia 25 de dezembro. Poucos sabem, mas a minha mãe é a pessoa que mais me incentivou a escrever. Desde os tempos da escola, sempre apreciou os meus rabiscos, fossem eles redações, textos livres ou poesias. Nunca o fez de forma cega, mas crítica. Claro, com uma rigidez de mãe, ou seja, sempre apontou falhas, mas nunca deixando a ternura de lado. Sempre acreditou em mim, auxiliando-me das mais diversas formas, tanto na publicação de obras quanto na realização de oficinas literárias e na minha qualificação profissional avançada. Acima de tudo, ela me apoia como filho e como alguém que conhece e que sabe do seu potencial.

Mas minha mãe é mais do que isso. Sua personalidade forte sempre foi um esteio para o meu pai em seus grandes desafios na vida, e posso dizer que ela se sacrificou muito por mim e o meu irmão, especialmente no âmbito profissional. Valeu a pena? Ela, e mais ninguém, diz que sim, sem pestanejar. Invariavelmente presente, sempre transmitindo seus valores, dando sua opinião (doesse ela ou não), ensinando-nos a sermos francos e transparentes. Se há uma virtude indiscutível na minha mãe, algo que, inclusive, a vulnerabiliza, é a sua franqueza, especialmente com os filhos e o marido, ou seja, com quem interessa. Isso sempre permitiu que, em nossa casa, não houvesse ovos a serem pisados, tornando a verdade mais do que a regra, mas o próprio ordenamento de nosso lar.

Nesse natal, minha mãe, a outra aniversariante, também merece todos os aplausos e homenagens. Nada poderá representar o tamanho da minha gratidão. Ela é eterna, assim como meu amor, respeito e orgulho por ter sido gerado em seu ventre.

Feliz aniversário, mãe. Eu te amo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dica de Tiras - High School Comics

Essa tira foi desenhad a por um amigo meu, Rodrigo Chaves, o qual realizou tal trabalho em parceria com outro artista, Cláudio Patto. Acho simplesmente excelente essa série de tiras chamada "High Shool Comics", que trata do cotidiano da vida escolar, sempre com bom humor. Mereceria aparecer todos os dias nos jornais, sem dúvida. Se a visualização não ficou boa, cliquem na imagem. Querem ver mais? Então acessem: http://contratemposmodernos.blogspot.com .

COMO É BOM TE BEIJAR

Como é bom te beijar, pois, ao fazê-lo, percebo como foi sábio ter me dirigido a ti assim que te vi, ter mentido que gostava de Chico só pra ficar contigo, depois te namorar pra, finalmente, casar. Quanto mais longe fica aquela noite, mais próxima de hoje ela está, mais presente que a notícia mais recente e mais bela do que uma florescente manhã de primavera. Como é bom te beijar. Teus lábios aconchegantes foram e são a chave para o que é mais precioso: o amor que temos um pelo outro, que fazemos um com o outro e que geraram as riquezas mais valiosas do que a soma de todo o ouro encontrado em toda a história: a Amélia e a Glória. Como é bom te beijar. A cada vez que trocamos sabores, algo muda em mim, um começo que me conduz a outro, nunca a um fim, afinal, depois do nosso "sim" dito no altar, juramos para sempre lado a lado caminhar. A estrada foi e sempre dura será, mas ela também  sempre trouxe muita beleza entre algumas tristezas, e assim seguirá, com a certeza de que Deu

NOITE FELIZ FORA DAS TRINCHEIRAS

    Entre tantos horrores e traumas, aconteceu na Primeira Guerra Mundial um evento isolado, mas absurdamente insólito e inspirador. Um fato tão bizarro quanto lindo, e não seria exagero dizer que se tratou de um verdadeiro milagre de natal, talvez o maior deles desde o próprio nascimento de Cristo.   A conhecida “Trégua de Natal de 1914” ocorreu em diferentes partes do front de batalha, e um dos seus mais famosos armistícios se deu nos arredores de Ypres na Bélgica, quando, na noite de natal, alemães decoraram suas trincheiras com pinheiros enfeitados e começaram a cantar, ao que os adversários, no lado oposto, responderam, com suas músicas. Por vezes, uniam suas canções às do “inimigo”, mas cada um no seu idioma. A melodia foi o convite para a paz e, assim, ambas as forças baixaram suas armas e se uniram para lembrar o nascimento de Cristo, com direito a comida, bebida, louvores e missa ecumênica celebrada simultaneamente por um padre escocês para britânicos, franceses e alemães.